A tag de hoje é sobre jogos que só eu joguei, e eu tenho um em que literalmente isso aconteceu.
Nos anos 1980, a gente digitava listagens de joguinhos que saíam nas revistas, mas eu já sabia programar e fazia minhas próprias modificações.
Foi assim que um joguinho simples de comércio virou um catatau que tinha várias categorias de produtos (minério, manufaturados, narcóticos), preços que consideravam a logística, riscos (piratas!) e mais.
Trago as boas-vindas à nova vizinhança! Temos várias dicas pra chegada, mas a *principal* é logo seguir várias pessoas, pra acabar com a impressão de timeline vazia!
No kit de boas vindas que preparamos, entre outras dicas, sugerimos como localizar contas interessantes pra escolher e adicionar enquanto vão conhecendo os arredores: https://boasvindas.io
RIO ATINGE NÍVEL 4 DE CALOR PELA PRIMEIRA VEZ E ABRE PONTOS DE RESFRIAMENTO
O NC4 é atingido quando a cidade registra temperaturas entre 40°C e 44°C por, ao menos, três dias consecutivos; sensação térmica ultrapassa os 40°C
Há previsão de manutenção ou aumento do calor pelos próximos 3 dias.
A prefeitura anunciou a abertura de 58 pontos de resfriamento –que são áreas do município refrigeradas ou com sombras– em parques, vilas olímpicas, Naves do Conhecimento e unidades de saúde.
Imagem contendo o texto a seguir: Entre as 244 instâncias BR identificamos:
- 3 instâncias de livros e 3 instâncias de agenda/eventos - 4 instâncias de fórum - Blogs com WriteFreely, Write As, Bear, Hugo, Jekyll, Hubzilla - 10 blogs com WordPress e API ActivityPub - Outros 56 sites com WordPress (sem API ActivityPub, mas conectados) - 12 GoToSocial, 3 Pleroma, 4 Friendica, 3 *Key, 3 Snac, 1 Smithereen e 4 Akkoma - 50+ instâncias rodando Mastodon - 14 intâncias de multimídia e nuvem
@isadora a origem desse termo é uma frase postada aqui na rede em 10 de novembro de 2021:
> Eu me divirto horrores quando abro esta rede social e tudo o que leio é tipo: “Você pode fazer tworgle pelo flearows via blambers, é só configurar o plop pelo shlam do gnarls ou pelo jdsbbw”.
[eu tinha mesmo um site detalhando isso, mas tirei do ar a pedido da pessoa que postou a frase originalmente, que é discreta e prioriza sua privacidade]
💾 Hoje é segunda-feira, o dia em que falamos de backup na tag #SegundaCópia.
Para este 17º fascículo, trago um lembrete pra quem tem seus arquivos gravados diretamente em um serviço de sincronização (tipo Dropbox ou iCloud): esses arquivos também precisam de backup, inclusive para cenários catastróficos em que a sua conta fique inacessível ou seja cancelada.
Fique atento: a sincronização frequentemente faz com que você não tenha nenhuma cópia local dos arquivos menos acessados!
Concluindo o relatório, aqui estão as informações de referência: autor, data e edição.
Pretendo repetir esse levantamento no futuro, e ele pode ser consultado tanto aqui mesmo, na tag #DiversiVerso, quanto na web: todos os slides estão publicados em: https://diversiverso.disquete.online
- O levantamento Diversidade Tecnológica no Fediverso BR é uma iniciativa de Augusto Campos. - Esta 2a edição teve dados coletados ao final da primeira quinzena de fevereiro de 2025. - Há intenção de realizar novos levantamentos no futuro. - Este relatório visual está disponível na tag #DiversiVerso e também na web, em diversiverso.disquete.online - O autor pode ser contatado por e-mail em augusto@augustocampos.net
Caso você seja fluente em blambers, os 2 endpoints abaixo são a base para criar uma lista como a do meu levantamento. O primeiro deve ser executado em um servidor de maior porte, e retorna a lista de todas as instâncias federadas das quais ele tem conhecimento (geralmente algumas dezenas de milhares).
Já o segundo existe na maioria dos microblogs (e alguns outros serviços, como os WordPress com API do ActivityPub), e retorna as informações que identificam o serviço.
Imagem contendo o texto a seguir: Para criar sua própria lista
Se você tem experiência em lidar com APls, os endpoints a seguir servem para listar todas as instâncias federadas (para melhor resultado use em servidores populares) e para identificar o software e versão de cada microblog:
Se a sua instância não apareceu, ou apareceu com erro, eu tenho interesse em saber, para melhorar os critérios de identificação nas próximas edições do levantamento! [A não ser que ela seja uma instância Mastodon ou WordPress, que não apareceram devido à superpopulação]
Me avise aqui no Fediverso mesmo, ou me mande um e-mail!
O protocolo prevê que as instâncias permanecem listadas na federação mesmo quando ficam fora do ar por algum tempo. Assim, cerca de 20% das instâncias brasileiras listadas estavam inacessíveis quando tentei – algumas podem ter deixado de operar, e outras estão em pausa ou aguardando o seu lançamento oficial
Para 49 das 244 instancias brasileiras (algumas dessas 49 podem também ser portuguesas) captadas no levantamento, não foi possível obter informações adicionais.
Imagem contendo o texto a seguir: Nem todo site listado está no ar
O Fediverso mantém instâncias na sua lista de servidores federados mesmo quando elas ficam fora do ar por algum tempo.
Para 49 das 244 instancias brasileiras captadas neste levantamento, nao foi possivel obter informações adicionais.
Entre os domínios curiosos que constaram na lista obtida mas não estavam no ar no momento do acesso (sendo que alguns destes também podem ser de Portugal), encontramos: brasileiros.social - institutohiphopcriciumense.com.br - linkaisocial.com.br - marmotasocial.com.br - mamutinhos.xyz - mastodon.floripa.br - nuvenzinha.me - twittar.com.br
Como não dá para listar aqui todas as 56 instâncias brasileiras de Mastodon, peguei emprestado da minha lista atualizada em https://mastodon.br-linux.org/instancias/ o top 10 de instâncias com mais tráfego neste início de fevereiro.
Eu pensei que encontraria bem mais instâncias de Sharkey (e Misskey), mas só encontrei três, incluindo a simpática capivarinha.
Quanto ao minimalista snac, notei mais menções a servidores de brasileiros, que federaram recentemente mas não estavam disponíveis. Penso que o número tende a crescer em próximos levantamentos.
E note a quantidade de instâncias Mastodon de brasileiros!
Fiquei surpreso com a quantidade de instâncias Akkoma, incluindo duas dedicadas a acolher os órfãos do Koo. O Akkoma é uma dissidência mais eficiente do Pleroma, e é um dos microblogs que tem o recurso de vários tipos de reação aos posts de outros usuários (vai além de apenas permitir curtir).
O Pleroma também aparece no mesmo painel, com duas instâncias. E temos também uma instância de teste do Smithereen, com recursos que lembram os do Facebook, incluindo grupos.
Agora começando a esmiuçar os microblogs, começando pelo surpreendente GoToSocial, que completou uma dúzia de instâncias neste levantamento. Note que quase todas elas são pessoais ou de pequenos grupos, categoria em que esse flexível e eficiente servidor escrito em Go sempre brilha.
Também listamos aqui as 4 instâncias encontradas rodando o clássico Friendica, em PHP.
Antes de começar a falar da diversidade dos microblogs, também separei uma lista exemplificativa deles - instâncias recentes ou diferentes, que não incluem as mais populosas (que também serão mencionadas mais adiante).
A curiosidade fica por conta da biologia: note que, quanto aos anfíbios, há uma instância dedicada aos seus filhotes, e outra ao seu habitat.
Não dá para listar aqui todos os 66 sites federados com WordPress que apareceram no levantamento, mas selecionei alguns como exemplo, para que você possa perceber a variedade de temas, conteúdos, visuais e formatos.
Ao contrário do painel anterior, que tinha ferramentas um pouco mais tradicionais nas redes federadas (que também é o caso do Hugo, aqui neste painel), agora falamos do grande recém-chegado, cuja integração aumenta rapidamente: o WordPress. Alguns WordPress já apareceram configurados como instâncias, mas a maioria usa outros recursos de integração.
Quanto ao Jekyll, eu não sabia da integração, mas alguns blogs com ele apareceram na lista de federados, então eu acredito.
A quantidade de blogs federados é crescente, e demandou dois paineis de resultado. Neste primeiro estão presentes algumas ferramentas cuja integração com o Fediverso já não é mais novidade, como o WriteFreely e o Hubzilla.
Já na categoria Livros, Fóruns e Eventos temos instâncias que tendem a ser de acesso público, ao menos no sentido de poder visitar e seguir – e algumas delas permitem que você tenha conta e publique conteúdo por meio delas, também.
Um destaque interessante é a instância Gancio dos cursoslivres, resultado de um trabalho acadêmico de seu criador.
Começando a esmiuçar as instâncias BR por tipo de aplicação que cada instância oferece, trago a categoria Livros, Nuvem e Mídia, e vale destacar: nem todas as instâncias listadas são de acesso público.
Algumas, como as de serviço de nuvem, tendem a ser eminentemente de uso pessoal. Outras, como as de serviços multimídia, muitas vezes são limitadas devido ao custo e complexidade de lidar com os arquivos e tráfegos volumosos que elas geram.
Na edição anterior deste levantamento, percebi a atenção diferenciada que boa parte do público dá à presença de instâncias do governo, e também as da academia (universidades e pesquisa). Nesta nova edição, a categoria veio reforçada – ainda que alguns dos servidores que constam na lista de federação não estivessem acessíveis no momento da minha consulta.
Antes de esmiuçar os dados, é bom deixar bem explícito: eu não incluí conteúdo das instâncias, nem informações pessoais de ninguém neste levantamento – só estão listados os endereços públicos usados para federar.
Além disso, é necessário compreender que a peneira que identificou 244 instâncias de brasileiros não é absoluta, e é certo que há mais instâncias, ainda não identificadas.
Imagem contendo o texto a seguir: Um alerta antes de prosseguir - Identificar servidores brasileiros em uma rede com dezenas de milhares de instâncias conectadas é uma tarefa complexa, com critérios em permanente evolução. - Assim, entenda todas as listas apresentadas nos quadros a seguir como exemplificativas, e não exaustivas. - As listas não incluem informações pessoais, nem de conteudo (“scraping“) - são apenas as URLs públicas. - Nem todos os servidores listados são de acesso público ou estão acessíveis hoje.