Uma terça comum no Mastodon: a Julia Evans (@b0rk), popular autora de zines sobre tech, perguntou – já que vários outros tamanhos foram usados antes – por que prevaleceram os bytes de 8 bits.
Quem respondeu? Steve Bellovin, co-criador da Usenet (1979), rede que foi a avó das redes sociais modernas. E que foi aluno do grande Fred Brooks – por coincidência ou não, o gestor responsável pela escolha definitiva entre 6 e 8 bits na IBM.
🧶
Bellovin contou a história em um longo post que começa no número de furos em uma coluna de cartão perfurado antes dos anos 1960, passa pela diferença entre computação comercial e científica e chega no embate entre 6 e 8 bits no IBM S/360, decidido por Fred Brooks. https://www.cs.columbia.edu/~smb/blog/2023-03/2023-03-07.html
Entre as razões para essa escolha – com aumento de custo –, está a possibilidade de incluir também as letras minúsculas na representação em 1 byte, o que logo foi feito (na padronização da tabela ASCII).
🧶
Várias outras respostas bem-informadas também foram apresentadas, e a Julia publicou em um artigo sumarizando a questão. </🧶>
https://jvns.ca/blog/2023/03/06/possible-reasons-8-bit-bytes/